04 e 05
de outubro
São Paulo - Brasil
< Voltar ao blog

O que é Telexistência – entrevista com Charith Fernando

17 de agosto de 2017

O que é Telexistência – entrevista com Charith Fernando

O PhD em Telexistência será um dos Keynote Speakers da Conferência Webbr 2017

Sinta, escute e veja à distância por meio de um robô. A Telexistência ainda está em fase de estudo e desenvolvimento, mas essa tecnologia pretende alterar nossas percepções de tempo e espaço de uma vez por todas. Imagine que você foi morar em Berlim e toda a sua família e amigos ficaram no Brasil. Com a Telexistência você vai conseguir sentir o sol do Brasil, ver e sentir – tato mesmo – sua família, enquanto você come um strudel legítimo na Alemanha.

O conceito de Telexistência foi descrito pela primeira em 1980, no Japão, mas ainda é um tema bastante desconhecido e uma tecnologia incipiente. Para explicar o que é e quais as possibilidades que se abrem por meio da Telexistência, entrevistamos Charith Fernando, fundador da Telexistence Inc, PhD no tema e um dos Keynote Speakers da conferência WebBr 2017. Confira o que ele contou com exclusividade para o blog da Web.br 2017.

[Entrevistador] Como você conheceu o conceito e por quê se interessou sobre o tema telexistência?

[Charith Fernando] O conceito de Telexistência foi criado pelo Prof. Susumu Tachi, que era meu supervisor de doutorado.Desde que eu era estudante de graduação, eu me interessei pelo uso de robôs com aplicações humanitárias. Eu estava realmente interessado em robôs humanoides. Quando eu estava estudando meu PhD, descobri que a Telexistência era ideal para tais aplicações e acabei me envolvendo mais com o tema.

[Entrevistador] Hoje em dia, quais são as aplicações possíveis para essa tecnologia?

[Charith Fernando]Atualmente, ainda estamos na fase de pesquisa e desenvolvimento. No entanto, em fevereiro deste ano (2017), fundei uma empresa (Telexistence Inc. http://tx-inc.com/) para levar os robôs de telexistência às atividades do nosso dia-a-dia. Estamos buscando aplicar a telexistência em uma grande variedade de segmentos, incluindo viagens instantâneas, e-commerce, trabalhos perigosos, segurança e muito mais.

[Entrevistador] No futuro, como a telexistência pode ser utilizada pelas pessoas? O que isso mudaria na nossa vida?

[Charith Fernando] O objetivo da telexistência é ajudar as pessoas a executarem suas tarefas diárias de forma remota e segura, ou em uma forma de trabalho assistido. As habilidades humanas são preciosas; gostaríamos de treinar ainda mais essas competências para que possamos usá-las como nunca antes usamos.

No futuro, os humanos não precisarão se preocupar com viagens de negócios. As pessoas poderão estar em vários lugares ao mesmo tempo. Poderemos ser multitarefa e poderemos aprender habilidades extremamente especializadas sem precisar de técnicas de aprendizado tediosas.

[Entrevistador] Telesar V (o robô foi desenvolvido pela equipe do professor Tachi, na Universidade Keio), no Japão, até os dias de hoje?

[Charith Fernando]Neste momento estamos desenvolvendo a próxima versão do resultado da pesquisa chamado Telesar VI (Telesar 6). Simultaneamente, na Telexistence Inc., estamos desenvolvendo nosso primeiro robô de telexistência que poderá ser fabricado em massa no mercado.

Para saber mais sobre Telexistência, inscreva-se na Web.br 2017 e acompanhe o Keynote de Charith Fernando.

A Conferência será realizada nos dias 24 e 25 de outubro de 2017 em São Paulo.

Para participar, acesse o http://conferenciaweb.w3c.br e garanta sua presença no principal evento da comunidade Web do Brasil.

Inscrições

Faça a sua inscrição e fique por dentro das inovações e tendências Web com os melhores palestrantes nacionais e internacionais!

A Web.br é o local perfeito para trocar experiências e ficar por dentro das novidades do mercado.

30 E 31 DE OUTUBRO

Nós podemos ter a Web que queremos!