04 e 05
de outubro
São Paulo - Brasil
< Voltar ao blog

Uma retrospectiva dos melhores momentos da maior Conferência sobre Web no Brasil

12 de agosto de 2016

Todos os dias somos impactados pela Web: seja consumindo informações ou serviços, seja produzindo tecnologias que influenciarão a vida de outras pessoas. Temos uma grande responsabilidade nas mãos para se fazer da Web um espaço livre, acessível, interoperável e seguro para todos.

Por isso, nada melhor do que participar da maior Conferência sobre Web no Brasil para estar atualizado sobre as últimas tendências dessa gigantesca plataforma. Estamos chegando na 8ª edição da Web.br e temos orgulho de dizer que os principais palestrantes que estão fazendo a história da Web no Brasil e no mundo já passaram por aqui. Para você conferir isso de perto, preparamos uma retrospectiva dos principais destaques que ocorreram nas últimas Conferências. Confira de perto.

2015

A Conferência Web.br 2015 aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro no Centro de Convenções Rebouças e contou com a participação de 43 palestrantes, 4 apresentações de keynotes speakers e 6 workshops/tutoriais nos dois dias de duração. Foram mais de 400 pessoas nos dois dias que se dividiram entre as quatro trilhas principais: Tecnologias Open Web, Segurança e Privacidade, Web Payments e Trends do W3C.

A abertura foi protagonizada pelo pesquisador do MIT Andrei Sambra, que falou da urgência da re-descentralização da Web para conter o crescimento da Web “murada”, na qual as aplicações não interoperam entre si, ao contrário, buscam aprisionar os usuários em seus contextos digitais.

Em seguida, foi a vez do segundo keynote, Adrian Hope-Bailie, apresentar o que se espera do futuro dos pagamentos via Web. Passada a apresentação dos convidados internacionais, a Web.br continuou com palestras simultâneas realizadas em um palco de 360°, que foi a sensação do ano!

A programação paralela continuou na manhã do segundo dia até o encerramento final com os painéis dos keynotes Phil Archer (W3C), Deirdre Lee (Derilinx) – que falaram sobre Dados Abertos na Web – e Sunil Abraham (CIS India) e Lêda Spelta (Acesso Digital) – discutindo o princípio da Universalidade da Internet, escrito pelo CGI.br.

2014

A 6ª Conferência do W3C Brasil aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro no Blue Tree Towers Morumbi em São Paulo. O evento de 2014 teve como tema o aniversário dos 25 anos da Web e a celebração dos 20 anos do W3C. Para comemorar, a conferência lançou o Tumblr Declare seu amor pela Web para que todos pudessem compartilhar a importância da Web em suas vidas.

“A Web é mais do que documentos, dados, mídias e aplicativos. A web são as pessoas”. Assim, Doug Schepers, Developer Relation Lead do W3C, abriu a Web.br 2014. O primeiro keynote speaker dessa edição falou sobre a Web aberta e o poder do SVG para uma sala lotada pela comunidade de desenvolvedores e designers. Na apresentação, Doug destacou a importância da web livre e das possibilidades de programação usando o SVG.

No segundo dia, foi a vez de François Daoust abrir as trilhas. François é um dos líderes nas discussões e no desenvolvimento da convergência entre Web e TV no W3C, com um foco específico em cenários multi-tela. Ele já contribuiu para projetos financiados pela União Européia, como o Mediascape e a parceria União Européia – Brasil no projeto Global ITV.

Em seguida, foi a vez do keynote speaker Fabio Akita tomar o palco. Ele é co-fundador da butique de software Codeminer 42. Desde 2008, em conjunto com a Locaweb, organiza a Rubyconf Brasil, conferência que atrai 900 dos melhores programadores do Brasil todos os anos. Também é evangelista de novas tecnologias e processos, que inclui Ruby, Cloud Computing, Mobile, Agile, Lean, desde 2006.

A #Webbr2014 teve como encerramento a premiação do Webs Got Talent com os 5 finalistas: Goldark, OneView, Política Esporte Clube, Qranio e StayFilm.

2013

A 5ª edição da Web.br ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro, em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças – Av. Rebouças. Foram 2 dias de palestras, 4 trilhas simultâneas recheadas de novidades e mais de 40 palestrantes envolvidos discutindo os mais diversos assuntos relacionados à Web: HTML, CSS, JavaScript, jQuery, responsividade, TV, mobile, WAI-ARIA, novas APIs, Web Sockets, Web Components, acessibilidade, mercado, e-commerce, semântica, git, internacionalização, PhoneGap, privacidade, além de muito networking de primeira.

No dia 18 de novembro, a abertura ficou por conta da palestra da keynote speaker Fernanda Weiden, responsável pela área de infraestrutura de larga escala no time de Production Engineering do Facebook. Anteriormente, ela trabalhou no Google e na IBM. Em sua apresentação Fernanda abordou sobre a evolução dos sistemas de informática e conectividade desde que a Internet chegou no Brasil, como essa evolução modificou a vida das pessoas em geral e especialmente de quem trabalha com a web, lançando um olhar também sobre os desafios que vêm pela frente.

Já no dia 19 de novembro, foi a vez do keynote speaker Kris Borchers abrir os trabalhos. Kris é diretor executivo da jQuery Foundation, onde trabalha para ajudar a fundação a realizar sua missão de transformar a web em um lugar melhor para todos. Ele também é membro do time jQuery UI. Em sua palestra intitulada “Pushing the Web Forward”, Kris fez um panorama do envolvimento da jQuery Foundation na criação de padrões e na colaboração com desenvolvedores web.

No segundo dia, a Conferência contou também com o concurso Web’s Got Talent, premiação que reconhece as melhores aplicações web que visam fornecer serviços aos usuários. A proposta é promover a adoção de padrões abertos no empreendedorismo. O projeto vencedor foi o Arte Fora do Museu, que visa o mapeamento colaborativo de obras de arte no espaço público de cidades brasileiras. O segundo lugar ficou para o ProDeaf (plataforma amigável de tradução da Língua Brasileira de Sinais; LIBRAS), o terceiro foi o Loggi (site para contratação rápida de motoboys). O quarto e quinto lugares ficou, respectivamente, com o u.sit (gerenciamento inteligente de filas de espera) e o CodeFreelas (sistemas para organização de projetos para freelancers).

2012

A cidade de São Paulo foi sede da 4ª Conferência Web W3C Brasil, evento que ocorreu nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2012 no Centro de Convenções Frei Caneca. Além de trazer as principais personalidades que fazem a Web ser o que ela é hoje, a Conferência reuniu as grandes tendências que estão norteando os rumos da Web em 2012. A abertura do evento ficou por conta da palestra do Keynote Luli Radfahrer (professor e Ph.D em comunicação digital pela ECA-USP), que deixou a todos com a cabeça fervilhando de ideias. Sua fala sobre a Open Web Plataform e seu impacto nas pessoas mostrou uma linha do tempo no desenvolvimento das ferramentas 2.0, oferecendo uma visão ampla sobre os pontos altos e aplicações que realmente funcionaram ao longo do tempo.

Também tiveram discussões sobre a importância do HTML5 para o futuro da Web aberta com Edney, Daniel Filho e Edu Agni. Jeanne Holm (evangelizadora do Data.Gov e Arquiteta Chefe de Sistema do Jet Propulsion Laboratory da NASA) trouxe a experiência dos Estados Unidos na abertura de dados e o impacto disso na vida dos cidadãos. Após sua fala, os Decoders (ganhadores do evento realizado pelo W3C em diversas ocasiões) puderam apresentar o estado de suas aplicações e contar um pouco de sua experiência com Dados Abertos, em pequenas palestras de 5 minutos.

2011

A 3ª Conferência Web W3C Brasil ocorreu nos dias 17 e 18 de novembro de 2011 no Centro de Convenções Sul América, Rio de Janeiro. Profissionais, pesquisadores e apaixonados pela Web estiveram reunidos para discutirem o tema principal do evento “Plataforma Open Web. Uma Web para todos, em qualquer dispositivo, em qualquer lugar, segura e confiável”.

Cumprindo extensa programação, diversos palestrantes de todas as regiões brasileiras apresentaram sobre os mais variados temas, desde as últimas novidades no HTML5 e CSS3 até debates sobre usabilidade, acessibilidade, arquitetura da informação e Web semântica. Dentre os destaques, a presença de Philippe Le Hégaret, líder das atividades de tecnologias de interação no W3C. Le Hégaret foi o primeiro desenvolvedor do validador de CSS em 1997, coordenador do grupo de trabalho DOM (Document Objet Model) e líder da área de arquitetura no W3C, grupo responsável pelas principais tecnologias de XML e WebServices.

Também foram destaques Guillermo Movia, representante da Mozilla Foundation [Mozilla Rep] para América Latina, responsável pela sessão de notícias Mozilla Hispano e tradutor do navegador Firefox; Hartmut Glaser, diretor executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br e Demi Getschko, um dos principais responsáveis pela primeira conexão TCP/IP no Brasil, conselheiro do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br desde 1995.

2010

A 2ª Conferência Web W3C Brasil ocorreu em Belo Horizonte, nos dias 05 e 06 de outubro no Dayrell Hotel e Centro de Convenções, paralelamente ao Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web – WebMedia, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Palestrantes de peso estiveram presentes e puderam prestigiar a plateia com discussões importantes sobre interoperabilidade, dados abertos, história e evolução do HTML/CSS e visualização de dados.

Como palestras de destaque tivemos Fernanda B. Viegas, considerada uma das mulheres mais influentes do mundo da tecnologia pela revista FastCompany, que apresentou informações sobre visualização de dados utilizando como principal ferramenta o Many Eyes , o site é uma experiência colaborativa que analisa os impactos das técnicas de divulgação de informações sobre o debate público.

Outro keynote foi o prof. Noshir Contractor, diretor do grupo de pesquisas em Ciência das Redes em Comunidades (SONIC) na Universidade Northwestern, EUA, que apontou os resultados de estudos feitos pela sua Instituição a respeito do comportamento dos usuários e organização das redes sociais. Também tivemos Demi Getschko, considerado um dos pais da Internet brasileira por ter sido um dos principais responsáveis pela primeira conexão TCP/IP e ter registrado o ponto br (.br), abordou sobre como a rede mundial de computadores vem evoluindo ao longo das últimas décadas e como ele concebe o futuro da Internet em aspectos de segurança, compartilhamento, privacidade.

Já a palestra de Paul Cotton, , líder do Working Group de HTML do W3C e Gerente do Partner Group, mostrou algumas propriedades do HTML5 e CSS3 na prática, além de abordar a história e evolução do HTML e CSS. Finalmente, Sérgio Amadeu, professor da UFABC, ativista do software livre e representante da sociedade civil no CGI.br, apresentou projetos de lei e batalhas judiciais em diversos países contra a colaboração na web.

2009

A 1ª Conferência Web W3C Brasil aconteceu em São Paulo nos dias 23 e 24 de novembro, no Blue Tree Towers Morumbi. O Evento possibilitou a reflexão sobre diversos temas relacionados à Web, dentre eles acessibilidade e usabilidade, web semântica, mecanismos de busca, mobilidade, governo eletrônico, segurança, redes sociais, entre outros.

A Conferência ofereceu aos participantes tutoriais e apresentações de trabalhos aprovados por um Comitê de Programa com integrantes oriundos da Puc-Rio, UFMG, UnB, USP, dentre outras organizações. Anne van Kesteren, do Grupo de Trabalho HTML5 do W3C e Patrick Sinclair,  pesquisador sobre o uso de Web semântica em conteúdos de Patrimônio Cultural na Universidade de Southampton, no Reino Unido, debateram as novidades planejadas no novo padrão HTML5 e o uso de recursos com Web Semântica para publicação de conteúdos em grandes sites. Painel com agências digitais reuniu interessados no debate da produção de mídia para a Web de acordo com os novos padrões apresentados na Conferência.

Outro destaque foi a apresentação sobre a Web como fenômeno social e objeto de estudo, que contou com a presença de Wagner Meira, do INWeb – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web, Simone Barbosa, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Ciência da Web, Sergio Amadeu, professor da UFABC, e Daniel Schwabe, da PUC-Rio.

Ficou com vontade de ir na maior Conferência de Web no Brasil e fazer parte dessa história? Então não deixe de conferir a nossa programação e garantir já o seu ingresso!

Leia Também

Inscrições

Faça a sua inscrição e fique por dentro das inovações e tendências Web com os melhores palestrantes nacionais e internacionais!

A Web.br é o local perfeito para trocar experiências e ficar por dentro das novidades do mercado.

30 E 31 DE OUTUBRO

Nós podemos ter a Web que queremos!

Assine a
newsletter

 

Fique por dentro das novidades do evento!

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba atualizações de agenda, novos palestrantes, informações sobre inscrições e muito mais!

Seja um
patrocinador:

A sua empresa deseja patrocinar ou apoiar a edição 2018 da conferência Web.br? Fale com a gente!

organização

Centro de Estudos sobre Tecnologias Web Acesse o site do NIC.br Acesse o site do CGI.br

Iniciativa convidada

Acesse o site do W3C
Imagem do rodapé