04 e 05
de outubro
São Paulo - Brasil
< Voltar ao blog

Web.br 2018 começa com palestras sobre acessibilidade e machine learning

4 de outubro de 2018

A manhã do primeiro dia da Web.br 2018 foi marcada por apresentações sobre acessibilidade e aprendizado de máquinas. Já na abertura, William Daflita, líder técnico do Movimento Web Para Todos e especialista em Acessibilidade da agência Espiral Interativa, apresentou ao público os conceitos básicos de acessibilidade do Web Content Accessibility Guideline (WCAG) e mostrou um pouco de sua aplicação em frameworks JavaScript como Vue e React. Ele propôs aos presentes imaginarem a construção de uma interface somente para usuários de leitores de tela, sem nenhuma interface visual. E, a partir daí, passou pelos principais aspectos de acessibilidade a serem considerados no momento do desenvolvimento.

Ainda sobre acessibilidade, José Fernando Tavares, fundador da Booknando, falou da importância de se pensar na acessibilidade desde o momento em que um livro digital começa a ser escrito. Em sua apresentação, ele falou a respeito da evolução do ePub, formato livre e aberto muito utilizado para publicações – livros, revistas e jornais – no universo digital. Tavares destacou para o público a facilidade de uso e de integração do HTML com ePub. Ele também destacou o ePub Accessibility 1.0, um guia de diretrizes do W3C que acrescenta requisitos próprios de acessibilidade para o ePub.

E como negócios não podem ser deixados de lado, o retorno sobre o investimento (ROI) em soluções cognitivas também foi tema dos debates na manhã do primeiro dia da Web.br 2018. Caio Lucena, CEO na vr4bi, Lucena apresentou modelos de negócios, como o AI Canvas, que podem ajudar a enquadrar negócios em modelos de soluções de computação cognitiva para web. E deu dicas sobre como calcular o ROI em projetos de IA em cenários com e sem dependência de dados. Ao final, o especialista propôs um exercício rápido de caso de automatização através de processo cognitivo para estudo de ROI.
Fique ligado, que ainda tem muita coisa por vir. Continue acompanhando a conferência aqui no blog e nos nossos perfis no Twitter (@Ceweb.br) e no Facebook.

Leia Também

Inscrições

Faça a sua inscrição e fique por dentro das inovações e tendências Web com os melhores palestrantes nacionais e internacionais!

A Web.br é o local perfeito para trocar experiências e ficar por dentro das novidades do mercado.

30 E 31 DE OUTUBRO

Nós podemos ter a Web que queremos!

segundo lote

Assine a
newsletter

 

Fique por dentro das novidades do evento!

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba atualizações de agenda, novos palestrantes, informações sobre inscrições e muito mais!

Seja um
patrocinador:

A sua empresa deseja patrocinar ou apoiar a edição 2018 da conferência Web.br? Fale com a gente!

organização

Centro de Estudos sobre Tecnologias Web Acesse o site do NIC.br Acesse o site do CGI.br

Iniciativa convidada

Acesse o site do W3C
Imagem do rodapé