04 e 05
de outubro
São Paulo - Brasil
< Voltar ao blog

Web.br 2018: Especialistas discutem as tecnologias Web mais promissoras na era da computação cognitiva

1 de setembro de 2018

Virgílio Almeida, Thiago Cardoso, Léonie Watson e Chaals Nevile são alguns dos palestrantes confirmados no evento, que acontecerá nos dias 04 e 05/10, em São Paulo

Avanços na Web de aplicações com inteligência artificial, aprendizado de máquina (machine learning) e computação cognitiva, entre outros tópicos, serão debatidos por especialistas nacionais e internacionais na 10ª edição da Conferência Web.br, que acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro em São Paulo. Virgílio Almeida (UFMG e Universidade de Harvard), Thiago Cardoso (Hekima), Léonie Watson (The Paciello Group) e Chaals Nevile (Enterprise Ethereum Alliance) são alguns dos palestrantes confirmados no evento, que é realizado pelo Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), com apoio do Escritório Brasileiro do World Wide Web Consortium (W3C Brasil). Os ingressos podem ser adquiridos por meio do endereço: http://conferenciaweb.w3c.br/.

Consagrada como principal espaço brasileiro de discussão sobre as tendências e boas práticas de desenvolvimento Web, a Conferência Web.br reúne anualmente centenas de participantes, entre desenvolvedores, designers, gestores, estudantes e usuários de Internet. Nesta 10ª edição, terá um formato que privilegia tanto o aprendizado na prática – com o primeiro dia dedicado à realização de workshops – quanto o debate a partir da apresentação dos palestrantes, que acontecerá no segundo dia de evento.

O tema “A Web na era da computação cognitiva” é o destaque da Web.br 2018. “Estamos falando de máquinas capazes de simular processos cognitivos realizados por nosso cérebro. Isso se traduz, por exemplo, em aplicações de reconhecimento de voz e processamento de imagens, que tem potencial de identificação e precisão superior ao humano. Vamos discutir a Web como ambiente propício para estimular o desenvolvimento de tecnologias cognitivas, como isso afeta a rotina de desenvolvedores de aplicações e quais são os novos produtos que surgem a partir dessa abordagem, além das implicações éticas e sociais, entre outras questões”, destaca Vagner Diniz, gerente do Ceweb.br e do W3C Brasil.

Palestras
Exemplos concretos de pesquisas em computação e áreas correlatas serão apresentados por Virgílio Almeida, docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor associado ao Berkman Klein Center da Universidade de Harvard. Em sua palestra na Web.br 2018, Almeida vai analisar os impactos éticos e sociais da computação cognitiva, promovendo reflexão sobre temas como direito ao esquecimento, proteção de privacidade, surveillance e algoritmos de classificação e priorização. De forma complementar, Thiago Cardoso, cofundador e diretor de Tecnologia da Hekima, debaterá a responsabilidade de tornar as tecnologias e as aplicações éticas, conscientes e inclusivas. O especialista vai detalhar conceitos, boas práticas e desafios no uso de dados e inteligência artificial.

Afinal, que tipo de dado é relevante na era do machine learning? Chaals Nevile, diretor de programa técnico da Enterprise Ethereum Alliance, levará ao palco da Web.br as iniciativas que buscam fornecer, não só dados facilmente processados, mas também significativos para as máquinas. Serão respondidas questões como o que vale a pena fazer quando se trata de machine learning e quais dados ainda são valiosos. Já Léonie Watson, diretora de comunicação com desenvolvedores do The Paciello Group (TPG), vai discutir, a partir das Três Leis da Robótica de Isaac Asimov, o que significa ser uma pessoa com deficiência num mundo de inteligência artificial. Watson analisará como as tecnologias estão mudando a forma com que as pessoas com deficiência interagem no mundo e seus principais desafios.

Workshops
Os participantes da Web.br terão ainda oportunidade de aprender a criar interfaces de conversação. No workshop “Métodos de Design e Avaliação de Sistemas Conversacionais”, Heloísa Candello, research scientist da IBM, vai apresentar conceitos básicos de tecnologia e ilustrar, por meio de cases, os métodos de design e avaliação de interfaces baseadas no diálogo. Também em workshop, William Daflita, coordenador de Tecnologia e Desenvolvimento na Espiral Interativa e líder técnico do Movimento Web Para Todos, vai explicar como funciona a acessibilidade em Frameworks JS como Vue, Angular e React. A proposta é analisar como os usuários com deficiência interagem com os sítios utilizando tecnologias assistivas e quais são os cuidados ao utilizá-las.

A programação da Web.br 2018 conta também com o workshop “Desenhando projetos de dados e Inteligência Artificial”, com Carolina Bigonha, cofundadora e diretora de Impacto da Hekima. A especialista vai mostrar o funcionamento e implementação de projetos de data science de ponta a ponta, considerando a construção de uma solução robusta e centrada em pessoas. Ainda, outros cinco workshops foram selecionados a partir da Chamada de Atividades.

A relação completa de workshops e palestras já confirmados para a Conferência Web.br 2018 está disponível no sítio: http://conferenciaweb.w3c.br/.

Anote na Agenda
Conferência Web.br 2018 – A Web na era da computação cognitiva
Data: 04 e 05 de outubro
Local: Centro de Convenções Rebouças
Av. Rebouças, 600 – Pinheiros – São Paulo, SP
Ingressos: http://conferenciaweb.w3c.br/

Leia Também

Inscrições

Faça a sua inscrição e fique por dentro das inovações e tendências Web com os melhores palestrantes nacionais e internacionais!

A Web.br é o local perfeito para trocar experiências e ficar por dentro das novidades do mercado.

30 E 31 DE OUTUBRO

Nós podemos ter a Web que queremos!

segundo lote

Assine a
newsletter

 

Fique por dentro das novidades do evento!

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba atualizações de agenda, novos palestrantes, informações sobre inscrições e muito mais!

Seja um
patrocinador:

A sua empresa deseja patrocinar ou apoiar a edição 2018 da conferência Web.br? Fale com a gente!

organização

Centro de Estudos sobre Tecnologias Web Acesse o site do NIC.br Acesse o site do CGI.br

Iniciativa convidada

Acesse o site do W3C
Imagem do rodapé