04 e 05
de outubro
São Paulo - Brasil
< Voltar ao blog

Workshop trará exemplos práticos de como aplicar métodos de design na área de sistemas conversacionais

5 de setembro de 2018

Foi-se o tempo em que conversas entre humanos e máquinas aconteciam apenas na ficção científica. Cada vez mais presentes em nosso cotidiano, esse tipo de interação tem sido possível devido aos trabalhos e pesquisas de desenvolvimento de interfaces conversacionais, como os desenvolvidos pelo IBM Research Lab no Brasil. Na Conferência Web.br, Heloisa Candello, pesquisadora do Grupo de Inteligência Conversacional da IBM, falará sobre o assunto no workshop “Métodos de Design e Avaliação de Sistemas Conversacionais”.

A especialista adianta: “o público entenderá mais sobre os diversos métodos de design que podem ser aplicados para cada fase do projeto de interfaces conversacionais. Exploraremos com mais ênfase o método Wizard of OZ em um exercício prático.” Segundo ela, o participante do workshop aprenderá os conceitos básicos de tecnologias que permitem a criação de interfaces conversacionais homem-máquina, bem como conhecerá, através de cases reais, os métodos de design e avaliação de interfaces que se adequam principalmente ao diálogo entre agentes humanos e computacionais (fala e texto).

As interfaces de usuário (UX) para Inteligência Artificial e as tecnologias e frameworks para a construção de agentes de conversação também serão abordadas considerando o processo de design. “Vamos entender melhor a experiência dos usuários de interfaces conversacionais baseados em cases reais durante o workshop”, diz Heloisa.

Na prática
Um dos casos de aplicações reais desenvolvido pelo grupo da IBM que será apresentado durante o workshop é o Café com os Santiagos, uma instalação onde os visitantes conversaram com três chatbots, que representam os personagens do livro Dom Casmurro, em um espaço cenográfico, recriando uma mesa de café do século XIX. “Mais de 10.000 usuários interagiram com o Café com os Santiagos, resultando em pesquisa e insights para melhorar ainda mais a interação com sistemas de conversação”, conta a pesquisadora.

O outro caso envolve um consultor de investimento cognitivo chamado Finch. “A interface do Finch foi capaz de tornar acessível um sistema de governança conversacional de multibots de última geração para ajudar usuários a tomarem melhores decisões financeiras”, detalha.

E você, quer saber mais sobre interfaces conversacionais? Quer entender como pode trabalhar ou aprimorar o seu trabalho com essas tecnologias?

Participe da Web.br 2018!

Leia Também

Inscrições

Faça a sua inscrição e fique por dentro das inovações e tendências Web com os melhores palestrantes nacionais e internacionais!

A Web.br é o local perfeito para trocar experiências e ficar por dentro das novidades do mercado.

30 E 31 DE OUTUBRO

Nós podemos ter a Web que queremos!

Assine a
newsletter

 

Fique por dentro das novidades do evento!

Cadastre-se na nossa Newsletter e receba atualizações de agenda, novos palestrantes, informações sobre inscrições e muito mais!

Seja um
patrocinador:

A sua empresa deseja patrocinar ou apoiar a edição 2018 da conferência Web.br? Fale com a gente!

organização

Centro de Estudos sobre Tecnologias Web Acesse o site do NIC.br Acesse o site do CGI.br

Iniciativa convidada

Acesse o site do W3C
Imagem do rodapé